segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O que há de errado nisso?

Triste, comovente, polêmica.
Palavras, entre muitas outras, que servem pra expressar o que vi nessa peça.
“Bent”
Esse é o título.
Tem a ver com uma gíria que em alguns países da Europa é utilizada para designar homossexuais.

A peça expõe recortes, da perseguição que os homossexuais sofriam na Alemanha nazista, a partir da trajetória de um personagem. Faz um levantamento histórico do preconceito e finaliza com um relato de dados da homofobia no Brasil em 2008.
Mais do que uma analise do cenário, ou uma crítica da produção do espetáculo, existe ali uma função social, cumprida pelo teatro.
Levar o público a uma reflexão profunda sobre os direitos humanos, sobre um direito que nunca deveria ter sido censurado, O DIREITO DE AMAR.
Por volta das últimas cenas, o protagonista dessa história, grita indignado, após pegar o corpo de seu parceiro que foi friamente assassinado: “EU AMO VOCÊ E O QUE HÁ DE ERRADO NISSO?”
Alguém sabe justificar toda crueldade contra as pessoas que simplesmente amam outras?
BENT... esse é o nome!
Se a peça não estiver em cartaz, perto de você, na ocasião da leitura desse texto, indico uma versão produzida no cinema, ela é homônima. Procurem, vale à pena conferir!

Ficha Técnica (montagem que eu assisti)

Texto: Martin Sherman
Tradução: Luiz Fernando Tofanelli
Direção: Luiz Furlanetto
Elenco: Augusto Garcia (Rudy), Augusto Zacchi (Max), Breno Pessurno (Greta), Frederico Lessa (Capitão), Gustavo Rodrigues (Horst), Miro Marques (Tio Freddie), Ricardo Ventura (Tio Freddie), Vinicius Vommaro (Wolf).
Classificação: 16 anos
Teatro João Caetano – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Temporada que esteve em cartaz até o dia 17 de agosto de 2008.

5 comentários:

Rodrigo Canuto disse...

tô louco pra ver essa peça. Mas acabo sempre ficando sem tempo.

Bem vinda de volta.

Anônimo disse...

O que ha de errado nisso?
Também não consigo entender, ou melhor eu ja achei "coisa de outro mundo um dia" pelo menos eu nasci na hora certa no lugar certo pra nao ter q passar por isso... será*? :P~ (pausa dramática*)

Anônimo disse...

é,não tem nada de errado não!!
muito boa essa reflexão Loo e muito bem transcrita tambem as ideias,gostei pacas..."se metade das pessoas desse país tivesse a capacidade de refletir desse modo,como seria ?? ", ja pensou nisso ?? ...

Unknown disse...

Fiquei curiosa....
Bom post! Que dia vou ver sua coluna numa Veja da vida?
rsrsrs
beijos!!!

Milly disse...

Certas pessoas têm muita dificuldade de enfrentamento... Enfrentar suas contradições enquanto humano, seus medos próprios de quem se arrisca (ou pelo menos quer tentar) realmente pode ser muuto difícil pra alguns... A cada dia aparecem novas provocações, assim como a sua, que nos chamam (enquanto parte da sociedade) a um exercício diário de consciência! Seria muito bom se essa corrente não parasse, se o homem deixasse de ver a sociedade como se fosse composta "por outros"... Não há "outros"... O outro sou eu! Confrontemos, então, toda essa hipocrisia que prega o amor, mas ao mesmo tempo condena-o quando ele se mostra de uma maneira fora dos paradigmas socialmente impostos!