sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Apenas mais um dilema contemporâneo

O dinheiro escraviza ou liberta?

Escraviza, posto que se torne dependente do vil metal alheio. A relação de dependência financeira pode vir composta com gotas de dominação, pitadas de repressão, doses de autoritarismo e em alguns casos, até mesmo, xícaras de tortura. Toda essa receita se torna indigesta para aqueles que tem conhecimento do quão prazeroso é saborear a vida.
Para muitos, liberta, quando se trata da conquista pela independência financeira. Mas para alcançar tal, no sistema econômico em que se vive, perpassa-se pela lógica de mercado, onde o indivíduo troca horas de sua força produtiva pelo capital. “Trabalhar para receber o salário no fim do mês”. Êta!!

Então!! Eis mais uma questão! Trabalhar também não é depender de grana dos outros?

3 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que a resposta esteja no hiato entre uma coisa e outra. O problema não é o dinheiro, e sim o "amor" ao dinheiro, a ganância. É isso que escraviza e, na minha opinião, torna as pessoas dependentes. Por outro lado, numa sociedade capitalista como a nossa, é hipocrisia dizer que seremos melhores com pouco dinheiro. Considerando que as melhores escolas são particulares e caras, assim como os melhores planos de saúde( já que não podemos contar com o governo nem p isso!), os lugares mais seguros para se morar, entre outras coisas...
O dinheiro escraviza e liberta ao mesmo tempo! Contraditório? Talvez, mas é assim que funciona(ou não) por aqui.

Unknown disse...

Incrível a capacidade de percepção da sociedade em que vivemos!!!

De fato, dinheiro nos aprisiona, mais do que isso... o amor a ele é a raiz de todos os males (BLH)

Sua sensibilidade e não conformidade me tocam!!
beijos!

Anônimo disse...

Ei Lo, parabéns pelo blog! Me identifiquei bastante com esse texto, o dinheiro é mesmo um dos maiores repressores e é quem dita o poder no final das contas.