segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O que há de errado nisso?

Triste, comovente, polêmica.
Palavras, entre muitas outras, que servem pra expressar o que vi nessa peça.
“Bent”
Esse é o título.
Tem a ver com uma gíria que em alguns países da Europa é utilizada para designar homossexuais.

A peça expõe recortes, da perseguição que os homossexuais sofriam na Alemanha nazista, a partir da trajetória de um personagem. Faz um levantamento histórico do preconceito e finaliza com um relato de dados da homofobia no Brasil em 2008.
Mais do que uma analise do cenário, ou uma crítica da produção do espetáculo, existe ali uma função social, cumprida pelo teatro.
Levar o público a uma reflexão profunda sobre os direitos humanos, sobre um direito que nunca deveria ter sido censurado, O DIREITO DE AMAR.
Por volta das últimas cenas, o protagonista dessa história, grita indignado, após pegar o corpo de seu parceiro que foi friamente assassinado: “EU AMO VOCÊ E O QUE HÁ DE ERRADO NISSO?”
Alguém sabe justificar toda crueldade contra as pessoas que simplesmente amam outras?
BENT... esse é o nome!
Se a peça não estiver em cartaz, perto de você, na ocasião da leitura desse texto, indico uma versão produzida no cinema, ela é homônima. Procurem, vale à pena conferir!

Ficha Técnica (montagem que eu assisti)

Texto: Martin Sherman
Tradução: Luiz Fernando Tofanelli
Direção: Luiz Furlanetto
Elenco: Augusto Garcia (Rudy), Augusto Zacchi (Max), Breno Pessurno (Greta), Frederico Lessa (Capitão), Gustavo Rodrigues (Horst), Miro Marques (Tio Freddie), Ricardo Ventura (Tio Freddie), Vinicius Vommaro (Wolf).
Classificação: 16 anos
Teatro João Caetano – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Temporada que esteve em cartaz até o dia 17 de agosto de 2008.